terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Orgulho

O orgulho é perigoso. A Bíblia diz em Provérbios 16:18 "A soberba precede a destruição, e a altivez do espírito precede a queda."

O orgulho pode separar-nos de Deus e das outras pessoas.
A Bíblia diz em Mateus 23:12 "Qualquer, pois, que a si mesmo se exaltar, será humilhado; e qualquer que a si mesmo se humilhar, será exaltado."

O orgulho pode causar muitos problemas:

- o orgulhoso não pede conselhos, pois acha que pode se virar sozinho;
- o orgulhoso não pede conselhos, pois acha que suas idéias são melhores do que as dos outros;
- o orgulhoso fica irado quando seus "pensamentos superiores" são desafiados;
- o orgulhoso não pede perdão pelos seus erros, pois é difícil para aquele que se considera superior, reconhecer que falhou;
- o orgulhoso tem dificuldade de depender de Deus, pois se considera auto-suficiente (normalmente isso se demonstra numa vida de oração fraca);
- o orgulhoso não pede ajuda para os outros, pois isso significa ter que reconhecer sua incapacidade;

-o orgulhoso não aceita exortação de seus pastores, líderes e até mesmo de seus companheiros de ministério.
-o orgulhoso humilha, subestima ou não valoriza aqueles que estão iniciando no ministério.
-o orgulhoso se tornar tímido ou isolado, pois tem medo do fracasso;
- o orgulhoso normalmente quer ser servido ao invés de servir;
- o orgulhoso pode viver para agradar as pessoas ao invés de agradar a Deus, pois o reconhecimento das pessoas, que alimenta o seu orgulho, se torna algo muito importante;
- o orgulhoso não gosta de perder.


A Bíblia diz em Provérbios 29:23 "A soberba do homem o abaterá; mas o humilde de espírito obterá honra."Os que são orgulhosos podem cair.
A Bíblia diz em 1 Coríntios 10:12 "Aquele, pois, que pensa estar em pé, olhe para que não caia."

O orgulhoso é aquele que não percebe a ação abençoadora de Deus sobre sua vida. Ele insiste em acreditar que seu talento, oratória, habilidades físicas, recursos financeiros, etc, pertencem a ele por se tratar de alguém especial, superior aos demais. Ele pensa ter conquistado tudo isso por seu próprio esforço, e assim orgulha-se disso, pois observa que se destacou das outras pessoas. Esse é um grave engano! Tudo o que temos vem de Deus! É Ele quem nos dá todas as coisas! É Ele quem nos faz sobressair! Portanto, a glória não é nossa, mas do nosso grandioso Deus!

Uma humildade semelhante à de uma criança é de muito valor no céu. A Bíblia diz em Mateus 18:4 "Portanto, quem se tornar humilde como esta criança, esse é o maior no reino dos céus."

Por isso, dedique um bom tempo de sua oração pedindo a Deus um caráter livre do orgulho, derrame-se aos pés do Pai e peça para Ele te curar de qualquer tipo de soberba e espere os desafios que aparecerão a você, porque, certamente o seu coração será posto à prova em muitas ocasiões.

Jesus te ama !

Juliana Barbosa